quarta-feira, 30 de julho de 2008

Escola particular em favelas?

O Ian Vasquez está interessadíssimo em saber se, a exemplo do que vem ocorrendo em outros países da América Latina, cresce também no Brasil o número de escolas privadas nas favelas. Para ele, isso é um bom sinal de reprovação da performance governamental na área educacional, e está disposto a pesquisar o assunto por aqui.

Particularmente, tenho para mim que isso somente pode ser verificado em relação a creches e escolinhas, que não são providas em número suficiente pelo Estado. Como há este gap público, o mercado gera as soluções, e é comum ver escolinhas em vilas e favelas dos grandes centros. O mesmo não ocorre quanto ao ensino fundamental. O sistema público é tão capilarizado e impõe tanta regulação para entrantes privados que até hoje o mercado não foi capaz de criar soluções viáveis para atingir as camada mais pobres da população. Escolas particulares populares são raríssimas - faltam incentivos.

Não é o caso, no entanto, do ensino público ser considerado bom por daqui - apenas não há outra alternativa razoável para os pobres.

Nenhum comentário: