quarta-feira, 16 de julho de 2008

Educação II

Outro método que as pessoas costumam torcer o nariz é homeschooling, isto é, ensinar as crianças em casa. Hoje a moda é colocar os meninos em escolinhas já no primeiro ano de vida. Quanto antes melhor, para que possam socializar, aprender, etc. Privá-las disso, dizem, é um absurdo que terá consequências para seu desenvolvimento cognitivo.

Eu, particularmente, acho uma maldade. Não tem nada mais chato que escolinha. Você é obrigado a cortar papel laminado no formato da mão e a fazer anti-estéticas bolinhas de papel crepom para colá-las em cartolina, formando o primeiro nome. A cartolina sai sempre borrada. As bolinhas caem. Tudo de péssimo gosto.

Isso, sem falar nos coleguinhas. Gente selvagem. Nas minhas memórias de infância está o dia em que levei minha mais nova propriedade - a família coração da Barbie - para brincar no recreio. Uma das meninas roubou os chocalhos que vinham no bercinho. Revoltei. Não quis voltar mais lá.

Só passei a frequentar a escolinha com assiduidade mesmo a partir do pré. Matei o maternal para assistir A Gata Comeu, Que Rei sou Eu e Vamp. Tinha os LP's todos, decorava as falas. E a Tê me ensinou a escrever e ler, método construtivista.

Pena que eu não continuei nessa vida. Ia ser bem mais esperta. As duas pessoas mais espertas aqui do programa são o Paul Meinhausen e o Roberto Valenzuela. Os dois foram educados em casa a vida toda. Entraram cedo para a faculdade. Brilhantes. E não são nerds esquisitos, se alguém quiser levantar essa objeção. Sei que dois não é lá amostra para nenhuma estatística, mas já é alguma coisa para quebrar tabus...

4 comentários:

Erick Vasconcelos disse...

Uma vez eu escrevi um textão sobre por que a escola deveria acabar: http://contrapolitics.blogspot.com/2007/10/por-que-escola-deve-acabar.html

maria teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria teresa disse...

obrigada por me considerar importante nesta sua formacao.
vc sempre foi autodidata.
aqui no Brasil, exatamente MG, uma familia responde a processos por ousar tirar os filhos de 12 e 15 anos da escola...
lembra quando passou a reportagem no fantastico...

maria teresa disse...

Temos outra pedagoga na familia...
e pensar q tia Bel tanto se entusiasmou em ve-la advogada!